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Você sabe que a Reforma Tributária vai trazer várias mudanças na forma de fiscalização da Receita Federal. Porém, o que você não sabe é que a forma mais simples de identificar sonegações fiscais continuará sendo o cruzamento do quantitativo do estoque com as notas fiscais.
Por isso, o Bloco H deve se tornar uma prioridade na sua empresa, porque ele também será uma das ferramentas mais observadas pelo Fisco.
Mas primeiramente, você sabe o que é o Bloco H? Continue lendo esse blog para entender tudo que pode colocar sua empresa no alvo das multas fiscais!
O que é o Bloco H?
O Bloco H é uma parte da Escrituração Fiscal Digital (EFD/ICMS/IPI) em que a empresa deve declarar tudo o que tem estoque no fim de ano. De matérias-primas a produtos acabados ou itens em elaboração; todos devem ser especificados em quantidade, valor e localização. Esse inventário é o raio-X da sua operação.
Porque minha empresa deve se preocupar com isso em 2025?
Agora, a fiscalização da Receita Federal ficou mais inteligente e ainda mais rigorosa. Isso se dá pelo cruzamento do Bloco H com as Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), com o SPED Fiscal e até mesmo com os tributos declarados na contabilidade. Para além disso, com a alteração para o MIT, a DCTFWeb passou a concentrar todos os tributos federais, permitindo a verificação se tudo o que foi declarado condiz com os tributos pagos e com as movimentações comerciais.
Dessa forma, erros simples podem impedir os envios das declarações, gerando assim pendências e colocando sua empresa em risco de multas e fiscalizações.
O que acontece se os dados da minha empresa estiverem errados?
O Fisco tem apertado cada vez mais o cerco sobre a gestão de estoques das empresas. E com isso, muitas delas acabam se surpreendendo com autuações devido a inconsistências nos registros e no controle de mercadorias.
Agora, os erros no inventário não são mais “coisas pequenas”, eles são a porta de entrada para autuações. Sendo assim, sua empresa pode sofrer com multas por divergências que podem ser interpretadas como sonegação, como:
Dificuldade em emitir certidões negativas;
Perder benefícios fiscais;
Travas no CNPJ ou em regimes especiais.
E como minha empresa pode evitar isso?
Com esse novo cenário, a Análise Diagnóstica deixou de ser um serviço opcional e se tornou essencial. Nela, conseguimos cruzar os dados do Bloco H com o SPED antes da Receita Federal, identificando as inconsistências e alertando sua empresa dos erros cometidos.
É importante relembrar também que o SPED Fiscal com o inventário de 2024 já foi enviado em março de 2025. Mas eu te pergunto, você sabe se ele foi enviado corretamente?
Erros mais comuns que as empresas mais cometem no controle de estoque
As falhas que são detectadas automaticamente pelos sistemas da Sefaz e da Receita Federal e que são extremamente comuns entre as empresas são:
Omissão de entrada: compras realizadas sem nota fiscal;
Omissão de saída: vendas realizadas sem emissão de nota fiscal;
Notas sem detalhamento de itens;
Estoque declarado diferente do real.
Se a sua empresa está acostumada a ter algum desses erros, ela pode estar sendo auditada agora sem você saber.